Émile Durkheim nasceu na cidade de Épinal (região de Lorena, França) no dia 15 de abril de 1858. Faleceu em Paris, capital francesa, em 15 de novembro de 1917. É considerado, junto com Max Weber, um dos fundadores da sociologia moderna.
Mesmo vindo de uma família religiosa, e sendo seu pai um rabino, Durkheim sempre foi secular, e defendeu a educação pelo método cientifico e não religioso.
Aos 21 anos foi estudar na Escola Normal Superior (École Normale Supérieure), onde dedicouse ao intelectualismo, formando-se em filosofia no ano de 1882. Cinco anos mais tarde tornou-se professor na Universidade de Burdeos, lecionando nas áreas de pedagogia e ciência social, começando assim seus estudos sociológicos.
Suas principais obras são:
- A divisão do trabalho social (1893)
- As regras do método sociológico (1895)
- O suicídio (1897)
- A educação moral (1902)
- As formas elementares da vida religiosa (1912)
- Lições de Sociologia (1912)
Aspectos principais da teoria de Durkheim:
-
Existem fenômenos sociais que devem ser analisados e demonstrados com técnicas especificamente sociais;
-
A sociedade era algo que estava fora e dentro do homem ao mesmo tempo, graças ao que se adotava de valores e princípios morais;
-
As pessoas se educam influenciadas pelos valores da sociedade onde vivem;
A sociedade está estruturada em pilares, que se manifestam através de expressões (conceito de estrutura);
- Divisão do trabalho social: numa sociedade cada indivíduo deve exercer uma função específica, seguindo direitos e deveres, em busca da solidariedade social. Desta forma, pode-se chegar ao progresso e avanço para todos.
Por: Adriana Monteiro Schardosim Ferreira & Luciana Jacoby
Turma: A1
Nenhum comentário:
Postar um comentário